TRANSPORTE E INTEGRAÇÃO REGIONAL

Autores

  • Nelson da Silva Campos

DOI:

https://doi.org/10.47240/revistadaesg.v0i33.832

Resumo

A finalidade deste trabalho é apresentar uma visão do setor transporte e sua importância no processo de integração e desenvolvimento do País. Até que ponto o setor contribuiu e ainda pode contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico das regiões brasileiras.
Inicialmente procura-se demonstrar o comportamento das modalidades que compõe o setor. Descreve-se de forma sucinta a maneira como se desenvolveu o seu processo histórico, os fatos mais expressivos de alguns modais bem como a sua ausência em determinadas áreas, ocasionando um desequilíbrio na integração de algumas regiões do território nacional.
Constata-se que foram vários os problemas enfrentados, destacando-se a ineficiência de investimentos para a infra-estrutura e também a falta de visão gerencial em determinado sistema componente do setor.
Em seguida, apresenta-se para os principais sistemas, programas visando a descentralização gerencial, a concessão e a privatização de determinadas atividades do setor. Nesse aspecto é ressalvado como de fundamental importância a clareza das regras que deverão ser adotadas.
Finalmente, são sugeridas políticas e estratégias que deverão contribuir para superar os óbices e fazer que o setor transporte tenha uma participação ativa e efetiva no processo de integração regional.

Downloads

Publicado

31-12-1969

Edição

Seção

Artigos