RELAÇÕES SUTIS:
ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA EM DOIS “MOMENTOS AUTONOMISTAS”
DOI:
https://doi.org/10.47240/revistadaesg.v28i57.205Palavras-chave:
Escola Superior de Guerra. Pensamento Político-Social Brasileiro. Políticas Públicas. Política Externa Brasileira. Nacionalismo/Autonomia.Resumo
O presente artigo visa analisar as relações entre o pensamento político brasileiro, a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Política Externa Brasileira em dois momentos cujo enfoque principal era a “autonomia”: “Política Externa Independente” e “Pragmatismo Responsável e Ecumênico”. A criação da ESG será vista em retrospectiva histórica, associada com a investigação sobre a formação específica de militares e diplomatas, e de “esguianos” (os que cursaram os cursos da ESG) em geral. As políticas públicas serão entendidas como se relacionando com o pensamento político e ações dos “homens de estado”, formuladores das políticas públicas, entre elas a política externa. Ao fim deste estudo, conclui-se que há uma importância da ESG no fomento à coesão entre atores; além de conectar o passado das práticas e pensamentos do/sobre Brasil com o que se quer para o país no futuro.
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