O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA ESCOLA SUL-AMERICANA DE DEFESA (ESUDE) ÂMBITO DO CONSELHO DE DEFESA DA UNIÃO DE NAÇÕES SUL-AMERICANAS (CDS/UNASUL):
ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.47240/revistadaesg.v29i58.182Palavras-chave:
Integração Regional. Conselho de Defesa Sul-Americano da UNASUL. Escola Sul-Americana de Defesa. Identidade Sul-Americana. Educação em Defesa.Resumo
Inserida no processo de integração sul-americana, a criação da Escola SulAmericana de Defesa (ESUDE) foi aprovada pelo Conselho de Defesa da União de Nações Sul-Americanas (CDS/UNASUL), em fevereiro de 2014, após um ano de estudos e discussões conjuntas dos Estados-Membros do CDS. Fundamentado na articulação de conceitos das áreas de Defesa, Relações Internacionais e do campo da Educação, este trabalho apresenta algumas reflexões. Tais reflexões emergem da observação, como integrante da comitiva brasileira que constituiu o Grupo de Trabalho responsável pela condução do processo de elaboração da proposta de criação da ESUDE, em meio às especificidades da formação do pensamento estratégico geopolítico brasileiro. Concebida como um Centro de Altos Estudos, no âmbito do CDS, a Escola será responsável pela articulação das diversas iniciativas dos Estados-Membros do Conselho, com vistas à capacitação de civis e militares na área de defesa e segurança regional, nos aspectos político e estratégico. O trabalho tece considerações sobre o significado da Escola no processo de construção e aprofundamento da confiança mútua entre os países da região; discorre acerca da importância do papel atribuído a uma instituição de ensino, como promotora de uma visão conjunta sobre defesa e segurança regional e como agente de consolidação da integração regional do bloco sulamericano, bem como das dificuldades que cercam o objetivo de formação de uma identidade sul-americana de defesa.
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