BIBLIOTECA GENERAL CORDEIRO DE FARIAS – ARQUEOLOGIA DO CONHECIMENTO

uma abordagem da conservação e preservação do acervo da Escola Superior de Guerra

Autores

  • Antonio Rocha Freire Milhomens ESG
  • Maria Célia Barbosa Reis da Silva ESG

DOI:

https://doi.org/10.47240/revistadaesg.v39i86.1374

Palavras-chave:

Biblioteca Cordeiro de Farias, Escola Superior de Guerra, Acervo

Resumo

Este artigo se propõe a discutir a importância das bibliotecas na sociedade desde a Antiguidade até os anos de 2020, destacando seu caráter público após a Revolução Francesa. O foco ilumina especialmente a Biblioteca Cordeiro de Farias da Escola Superior de Guerra (ESG), e aborda o papel da preservação e da conservação do acervo histórico da Instituição e de acontecimentos que movem o mundo, após a Segunda Guerra Mundial. O texto menciona também o protagonismo das bibliotecas como instrumentos de promoção da cidadania e da formação cultural de um povo: recôndito espaço da memória. A Biblioteca da ESG, criada em 1949, tem um acervo de aproximadamente 50 mil obras, incluindo monografias produzidas por alunos da Instituição, fotos de alunos e visitantes, e registros de conferências de várias proferidas por personalidades de espectros políticos diferentes e de latitudes geográficas diversas. O texto municia o leitor de dados sobre iniciativas de manutenção e cuidados direcionados ao acervo da biblioteca, como: revisão dos espaços, higienização, reparos e controle ambiental para evitar a interferência no material abrigado na biblioteca. Destaca-se a busca por soluções em instituições de referência para melhorar a subsistência do acervo bibliográfico e facilitar o acesso ao material do acervo. Também enfatizamos a importância de uma política de preservação para orientar o trabalho dos funcionários da biblioteca e o mínimo cuidado de quem a frequenta. O texto usa o método descritivo: estudo, análise sobre o objeto estudado, no caso a Biblioteca da ESG. Apresenta-se o material nela reunido, a forma de conservação feita e o que carece de ser feito ou adquirido. Visa instigar pesquisa sobre o que nela está à disposição, como está separado, quem a frequenta.

Biografia do Autor

Antonio Rocha Freire Milhomens, ESG

Possui graduação em História pela Universidade Gama Filho (2002), graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2006), especialização em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense (2007), especialização em Estratégia Empresarial e Inteligência Competitiva pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2012), Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (2019), Doutorado em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (em andamento), com sólida experiência em Bibliotecas e/ou Centros de Documentação e correlatos.

Maria Célia Barbosa Reis da Silva, ESG

Professora Titular do Programa de Mestrado Profissional em Ciências Aeronáuticas Universidade da Força Aérea e Professora e editora-chefe da Escola Superior de Guerra, consultora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) Arquivo Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa. Pós-Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestrado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Recebido em: abr. 2024. Aceito em: jun. 2024.

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Publicado

29-08-2024

Edição

Seção

Artigos