AS RAÍZES NACIONALISTAS DA PROFESSORA THEREZINHA DE CASTRO E SEU LEGADO PARA A ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
DOI:
https://doi.org/10.47240/revistadaesg.v39i86.1373Palavras-chave:
Geopolítica, Escola Superior de Guerra, Genealogia maternaResumo
Therezinha de Castro (1930-2000), filha do General Fábio de Castro e da Sra. Nedyr de Castro, foi uma ativa estudiosa da Geopolítica brasileira. A partir da produção que ela nos deixou como legado percebemos sua ligação com diferentes áreas do conhecimento: Ciência Política, Sociologia, História, Educação, Geografia, Geopolítica e Relações Internacionais. Este artigo tem o objetivo de destacar a atuação pioneira de uma mulher civil na área de segurança, defesa e geopolítica, analisando, que para além de sua referência paterna – um general, sua origem familiar materna pode nos revelar aspectos importantes, e das suas raízes nacionalistas e republicanas. Na última parte do texto vamos demonstrar como a memória da Therezinha vem sendo perpetuada pela Escola Superior de Guerra (ESG) pontuando as diversas iniciativas em sua homenagem e fechando com a descoberta de um familiar pertencente ao Corpo Permanente da Instituição.
Referências
ÁRVORE genealógica. In: SILVA, De Plácido e. Vocabulário jurídico. 28. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2009.
BRASIL. Ministério da Defesa. Escola Superior de Guerra. [Acervo da memória institucional da Escola Superior de Guerra]. Brasília, 2000.
CASTRO, Therezinha de. Atlântico Sul: geopolítica e geoestratégia. Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra: Rio de Janeiro, 1996.
CASTRO, Therezinha. Geopolítica: princípios, meios e fins. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1999.
FERREIRA, Jamylle de Almeida. [Fotografia do Acervo da Biblioteca da Escola Superior de Guerra]. 2022.
FERREIRA, Jamylle de Almeida. Entre o narrador da imagem e os da História: o quadro “A Pátria” e a primeira bandeira do Brasil República. Revista da Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro, v. 37, n. 80, p. 19-30, maio-ago., 2022.
FERREIRA, Jamylle de Almeida. Metodologia de história oral e genealogia: um esforço criativo para compreender a comunidade tradicional Aldeia Imbuhy. In: SILVA, Catia Antonia da (org.). Pesca artesanal, reflexões da geografia, história social na análise de geograficidades e temporalidades: por uma compreensão do método e de metodologias participativas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2023.
FERREIRA, Jamylle de Almeida. O fortalecimento da figura de D. Yayá e a (re) produção da identidade nacional como elementos de resistência na luta pelo território: narrativas da comunidade pesqueira Aldeia Imbuhy, Niterói- RJ. 2021. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, São Gonçalo, 2021.
FERREIRA, Jamylle de Almeida; VASCONCELLOS, Carlos Antonio Raposo de; PEREIRA, Fabio Furtado. Família Simas: por um Brasil republicano. Revista da Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro, v. 38, n. 83, p.11-27, maio-ago., 2023.
HALBWACHS, Maurice. A Memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade; MACIEL, Raquel Ferreira Lobo Andrade. A metáfora da árvore genealógica no sistema de parentesco brasileiro. 2022. Disponível em: https://ibdfam.org.br/artigos/1864/A+met%C3%A1fora+da+
%C3%A1rvore+geneal%C3%B3gica+no+sistema+de+parentesco+brasileiro2013#_
ftn7. Acesso em: 26 jul. 2024.
MATTOS, Carlos de Meira. Geopolítica e modernidade. Rio de Janeiro: Bibliex, 2002.
NEGRÃO, Francisco de Paula Dias. Genealogia paranaense. Curitiba: Impressora Paranaense, 1945a. 3 v.
NEGRÃO, Francisco de Paula Dias. Genealogia paranaense. Curitiba: Impressora Paranaense, 1945b. 6 v.
PENHA, Eli Alves. Therezinha de Castro. In: Cadernos de Estudos Estratégicos Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias, n. 01, p. 47-54, jul. 2021.
PIAZZA, Walter F. O primeiro cirurgião de Santa Catarina. Revista das Ciências Humanas, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 68-76, jan./dez. 1982.
REIS, Daniel A. (org.). Intelectuais, história e política (séculos XIX e XX). Rio de Janeiro: Sete Letras, 2000.
REVISTA DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, v. 27, n. 54, p. 16-32, jan./jun. 2012.
SIRINELLI, J. A geração. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Usos & Abusos da História Oral. 8. ed, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
TREBITSCH, Michel. A função epistemológica e ideológica da História Oral no discurso da História Contemporânea. In. FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). História Oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1994.
WEIGEL, S. (2007). Genealogy. On the iconography and rhetorics of an epistemological topos. [Online]. Enciclopédia e Hipertexto, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – FCUL. Disponível em: http: https://pt.scribd.com/document/357702329/weigel-2006-genealogy- on-the-iconography-and-rhetorics-of-an-epistemological-topos. Acesso em: 12 jun. 2024.
WORCMAN, Karen; Memória do futuro: um desafio. In: NASSAR, Paulo (org.). Memória de empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações. São Paulo: Aberje, 2004.
Recebido em: mar. 2024.
Aceito em: jun. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo de minha autoria na Revista da Escola Superior de Guerra (ISSN 0102-1788), disponível no site http://www.esg.br, da Escola Superior de Guerra, em meio eletrônico e impresso e declaro ainda que:
1. o artigo é original, não foi publicado em outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade;
2. estou ciente dos itens presentes na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Direitos autorais), e que as informações contidas no trabalho são de minha inteira responsabilidade;
3. estou ciente de que não receberei qualquer tipo de remuneração pela divulgação do referido trabalho.