A ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (ESG) E O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.47240/revistadaesg.v39i86.1371Palavras-chave:
Escola Superior de Guerra, Segurança Nacional, desenvolvimento brasileiroResumo
Este artigo descreve as etapas que culminaram na criação da Escola Superior de Guerra (ESG) e sua interligação com o planejamento do desenvolvimento brasileiro. A formação da Escola Superior de Guerra (ESG) foi influenciada pela mudança gradual no pensamento militar que começou a priorizar a correlação entre Segurança Nacional, eficácia do aparato militar e o progresso do Brasil. A experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Grande Guerra, ao lado de exércitos com avançado desenvolvimento técnico, científico e industrial, reforçou o entendimento acerca da profunda diferença entre o nível de modernização alcançado pelas nações aliadas e o Brasil. Esse desnível incomodava os oficiais brasileiros, que desde os anos vinte ambicionavam superar as distâncias científicas e tecnológicas que nos separavam das grandes nações industrializadas. Desde o início de seu funcionamento a Escola Superior de Guerra (ESG) buscou imprimir uma identidade que demarcava e reforçava a ideia de que seria uma instituição que se encarregaria de desenhar e induzir o tão almejado desenvolvimento. A grande quantidade de temas envolvendo o desenvolvimento do Brasil que eram tratados durante o ano letivo, as inúmeras viagens de estudos, algumas ao exterior, por exemplo, contribuíram com a imagem de que a Escola Superior de Guerra (ESG) seria necessária ao planejamento da modernização nacional.
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Recebido em: 30 abr. 2024.
Aceito em: 12 jun. 2024.
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