A ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (ESG) E O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

Autores

  • Sebastião André Alves de Lima Filho Universidade Federal Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.47240/revistadaesg.v39i86.1371

Palavras-chave:

Escola Superior de Guerra, Segurança Nacional, desenvolvimento brasileiro

Resumo

Este artigo descreve as etapas que culminaram na criação da Escola Superior de Guerra (ESG) e sua interligação com o planejamento do desenvolvimento brasileiro. A formação da Escola Superior de Guerra (ESG) foi influenciada pela mudança gradual no pensamento militar que começou a priorizar a correlação entre Segurança Nacional, eficácia do aparato militar e o progresso do Brasil. A experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Grande Guerra, ao lado de exércitos com avançado desenvolvimento técnico, científico e industrial, reforçou o entendimento acerca da profunda diferença entre o nível de modernização alcançado pelas nações aliadas e o Brasil. Esse desnível incomodava os oficiais brasileiros, que desde os anos vinte ambicionavam superar as distâncias científicas e tecnológicas que nos separavam das grandes nações industrializadas. Desde o início de seu funcionamento a Escola Superior de Guerra (ESG) buscou imprimir uma identidade que demarcava e reforçava a ideia de que seria uma instituição que se encarregaria de desenhar e induzir o tão almejado desenvolvimento. A grande quantidade de temas envolvendo o desenvolvimento do Brasil que eram tratados durante o ano letivo, as inúmeras viagens de estudos, algumas ao exterior, por exemplo, contribuíram com a imagem de que a Escola Superior de Guerra (ESG) seria necessária ao planejamento da modernização nacional.

Biografia do Autor

Sebastião André Alves de Lima Filho, Universidade Federal Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro do Observatório das Nacionalidades e da Academia de Ciências Sociais do Ceará. Coordenador do Projeto de Extensão Conjuntura Internacional, Sistemas de Poder Global e as Perspectivas de Inserção da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) no Mundo Multipolar. Coordenador do Projeto de Pesquisa Planejando a Nação - Política e Desenvolvimento no Pensamento da Escola Superior de Guerra (ESG) Professor do Curso de Graduação Intercultural Indígena da Universidade Federal do Ceará (UFC) Coordenador do Projeto de Pesquisa A Religião das Estrelas: Cosmologia, Imaginário e Representação do Universo e do Sagrado no Templo Egípcio de Dendera. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6758732326229187.

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Recebido em: 30 abr. 2024.

Aceito em: 12 jun. 2024.

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Publicado

29-08-2024

Edição

Seção

Artigos