AS MISSÕES DE MANUTENÇÃO DA PAZ E OS SEUS REFLEXOS SOCIOECONÔMICOS

análise da implementação da MINUSTAH e os efeitos no contexto econômico haitiano

Autores

  • Raphael do Couto Pereira Marinha do Brasil (CFN)
  • Fernanda Mello de Lima ECEME
  • Ana Carolina Aguilera Negrete Escola Naval

DOI:

https://doi.org/10.47240/revistadaesg.v39i85.1330

Palavras-chave:

Economia, Haiti, Missões de Manutenção da Paz, MINUSTAH

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as ações da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e seus reflexos na economia daquele país. Serão descritas as operações de paz, o histórico e evolução político econômica do Haiti, os reflexos das crises políticas na economia haitiana, a crise haitiana e intervenção das Nações Unidas, ainstauração da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH), o Governo Transitório, o Interim Cooperation Framework (ICF), a MINUSTAH e estruturação sócio-político e econômica do Haiti, o furacão Jeanne e o apoio da MINUSTAH e da ICF ao país, a economia haitiana pós-crise,  a evolução econômica do Haiti e o terremoto e suas conseqüências econômicas. Essa descrição tem como fontes os documentos gerados pela Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (CEPAL). São eles: Haiti: Évolution Économique De L’année 1999Haití: Evolución Económica Durante 2004 y Perspectivas para 2005; Haití: Evolución Económica Durante 2005 y Perspectivas para 2006; Haití: Evolución Económica Durante 2007 y Perspectivas para 2008 e Haití Evolución Económica durante 2010, utilizados na demonstração da evolução econômica haitiana, a fim de aferir os impactos causados na economia do país até o pós terremoto em 2010. A metodologia empregada será documental e bibliográfica: documental porque serão utilizados textos legais, atos normativos de âmbito Internacional e bibliográfica, pois que serão pesquisados doutrinas e textos acadêmicos de assuntos relacionados ao tema.

Biografia do Autor

Raphael do Couto Pereira, Marinha do Brasil (CFN)

Doutorando no Programa de Global Leadership pela Troy University – EUA. Mestre em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tecnólogo em Segurança Pública e Social pela UFF. MBA em Gestão Empresarial pela UFF e MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela Universidade Estácio de Sá. Instrutor junto ao Western Hemisphere Institute for Security Cooperation (WHINSEC).

Fernanda Mello de Lima, ECEME

Mestre em Ciências Militares (ECEME); Licenciatura em Matemática Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (FAFIBE); Pós-Graduação em Recursos Humanos (UCAM); Pós-Graduação Didática do Ensino Superior na Universidade Candido Mendes (UCAM); Bacharel em Administração na Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Ana Carolina Aguilera Negrete, Escola Naval

Pós-doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ. Professora Associada II de Ciências Econômicas da Escola Naval – Marinha do Brasil

Referências

BRASIL. Ministério da Defesa. Política Nacional de Defesa. Brasília: DF, 2012. Disponível em: http://www.defesa.gov.br/arquivos/2012/mes07/pnd.pdf. Acesso em: 24 mar. 2024.

CARTA das Nações Unidas e Estatuto da Corte Internacional de Justiça, Documento Oficial. Nova York: Departamento de Informação Pública, 1945. Disponível em: https://unric.org/pt/wp-content/uploads/sites/9/2009/10/Carta-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas.pdf. Acesso em: 24 mar. 2024.

CEPAL. Haïti: évolution économique de L’année 1999. [S. l.: s. n.], [1999].

CEPAL. Haití: evolución económica durante 2004 y perspectivas para 2005. [S. l.: s. n.], [2004].

CEPAL. Haití: evolución económica durante 2005 y perspectivas para 2006. [S. l.: s. n.], [2005].

CEPAL. Haití: evolución económica durante 2007 y perspectivas para 2008. [S. l.: s. n.], [2007].

CEPAL. Haití: evolución económica durante 2010. [S. l.: s. n.], [2010].

COLEMAN, K. P. The Political Economy of UN Peacekeeping: Incentivizing Effective Participation. Providing Peacekeeping n 7, May, 2014.

CARNAHAN, M. The economic impact of peacekeeping: an update. [S. l.: s. n.], 2007.

DURCH, M. The economic impact of peacekeeping: an update. [S. l.: s. n.], 2008.

ERNST, B. The economic impact of United Nations peacekeeping operation: growth versus level effects. Int. J. Public Policy, v. 10 n. 1/2/3, 2014.

KAWAGUTI, L. A República negra: histórias de um repórter sobre as tropas brasileiras no Haiti. Globo: São Paulo, 2006.

MAIA, C. E. G. S. O Direito internacional humanitário e as operações de paz: a coordenação civil-militar como ferramenta potencializadora na resposta às crises humanitárias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação em Direito Internacional) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2018.

PATRIOTA, A. A. Haiti: desafios e oportunidades no pós-terremoto. Rio de Janeiro Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2010.

PEDROSA. F. V. P. Violência e pacificação no Caribe: tropas brasileiras em operações de paz na República Dominicana (1965-1966) e no Haiti (2004-2005): um estudo comparado. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2015.

PEREIRA, R. C. Uso do conjugado anfíbio da Marinha do Brasil no contexto das operações de defesa e proteção civil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Defesa e Segurança Civil) – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2018.

SHEEHAN, N. Economics of un peacekeeping operations. [S. l.]: Esmeral Insight, 2016.

VALLER FILHO, Wladimir. O Brasil e a crise haitiana: a cooperação técnica como instrumento de solidariedade e de ação diplomática. FUNAG: Brasília 2007.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Edição

Seção

Artigos