O PENSAMENTO ANTÁRTICO BRASILEIRO E AS INSTITUIÇÕES DA DEFESA
DOI:
https://doi.org/10.47240/revistadaesg.v37i81.1249Palavras-chave:
Antártica, Defesa, Chefia de Educação e Cultura, Escola Superior de Guerra, Escola Superior de DefesaResumo
As instituições da Defesa do País desempenharam um papel crucial no processo de formação do Pensamento Antártico Brasileiro. Isso se verifica pelo fato de que os primeiros estudos oficiais sobre o posicionamento do Brasil nos assuntos antárticos foram realizados pela Escola Superior de Guerra (ESG), os quais compuseram as linhas mestras da compreensão do Brasil sobre seus interesses no Continente Gelado. Partindo da hipótese de que a ESG constituiu um eixo indutor desse pensamento, a pesquisa objetivou avaliar as raízes de uma mentalidade antártica no Brasil e analisar os desafios da estrutura institucional contemporânea. O redesenho institucional por que passa o Ministério da Defesa, sobretudo por meio da criação da Chefia de Educação e Cultura (CHEC), que coordena as atividades da ESG e da recém-criada Escola Superior de Defesa (ESD), entre outras atribuições, aponta para a modernização da estrutura institucional, aprimorando o ambiente de pesquisa e consolidando os estudos polares no País. Além de fontes qualitativas e quantitativas para a realização da pesquisa, foram consultados documentos históricos arquivados no Ministério das Relações Exteriores e no Ministério da Defesa, coletados pelos autores entre 2020 e 2021, muitos deles classificados, na época, como sigilosos.
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