A SEGURANÇA HUMANA MULTIDIMENSIONAL E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO DA ERA PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Guilherme Sandoval Góes Universidade da Força Aérea
  • Márcio Santiago Higashi Couto ESG

Resumo

O presente estudo tem por escopo a análise dos impactos da crise da COVID-19 sobre o Estado Democrático de Direito, sob a ótica da Segurança Humana, em todas as suas características multidimensionais, seja no âmbito da proteção
constitucional de direitos fundamentais, seja no âmbito do direito internacional dos direitos humanos. Assim, o presente trabalho pretende analisar a mudança de foco do conceito de Segurança, que passa da proteção do Estado para a proteção do Homem, buscando promover a dignidade da pessoa humana.

Biografia do Autor

Guilherme Sandoval Góes, Universidade da Força Aérea

Pós-doutor pela Universidade da Força Aérea (UNIFA). Doutor e Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Emérito da ECEME. Diplomado pelo Naval War College dos Estados Unidos da América (Newport, Rhode Island). Membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos e Professor de Direito da EMERJ. Professor de Teoria do Estado e de Direito Constitucional da UCAM. Professor Permanente do PPGSID da ESG e Professor Colaborador do PPGCA da UNIFA. Membro da Academia Brasileira de Estudos Estratégicos (ABRAEE). Líder do Grupo de Pesquisa Geopolítica do Brasil da ESG.

Márcio Santiago Higashi Couto, ESG

Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG). Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, na PMESP, especializações em Política e Estratégia pela USP, Supervisão de Ensino pela UFRJ, História Militar pela UNISUL e MBA em administração pelo INSPER. Mestrando em Segurança Internacional e Defesa pela ESG.

Downloads

Publicado

09-11-2022

Edição

Seção

Artigos