A TRINDADE DE CLAUSEWITZ NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA

Autores

Palavras-chave:

Guerra da Tríplice Aliança, Trindade de Clausewitz, Equilíbrio, níveis de estabilidade, engenharia de requisitos

Resumo

Este artigo trata sobre a Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870) que envolveu Brasil, Argentina e Uruguai, contra o Paraguai. Ao analisar o conflito sob o prisma da Teoria da Guerra, criou-se a dinâmica de relacionar a Trindade de Clausewitz com o status dos países antes e durante a guerra. As metodologias utilizadas foram qualitativa, indutiva e exploratória. Também se utilizou a engenharia de requisitos, a fim de estabelecer análise e mensuração dos níveis de estabilidade da trindade em cada critério, em fases diferentes e para cada país. A conclusão ratificou o desfecho da guerra conforme se conhece.

Biografia do Autor

Eliezer de Souza Batista Junior, Instituto Meira Mattos

Doutorando em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Instituto Meira Mattos). Mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Oficial do Exército Brasileiro. Pós-graduado em Big Data, Análise de Malware, Guerra Cibernética e Guerra Eletrônica. Graduado em Ciências Militares (AMAN) e Sistemas de Informações.

Dan Milli Pereira, Instituto Meira Mattos

Doutorando em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Instituto Meira Mattos). Mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Oficial do Exército Brasileiro.

Sandro Teixeira Moita, Instituto Meira Mattos

Doutor pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em História Militar e Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em Ciências Militares pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Militares/Instituto Meira Mattos (PPGCM/IMM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)

Tássio Franchi, Instituto Meira Mattos

Doutor pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Graduação em História (Universidade Estadual de Londrina - UEL), Mestrado em História pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

09-11-2022

Edição

Seção

Artigos