A CONTRIBUIÇÃO DOS ENSAIOS EM VOO PARA A DEFESA NACIONAL

Autores

  • Marcelo Zampier Bussmann Universidade da Força Aérea
  • Marta Maria Telles

Palavras-chave:

Ensaios em voo, Expressão Científica e Tecnológica, Poder Nacional, Política Nacional de Defesa, Estratégia Nacional de Defesa

Resumo

A atividade de ensaios em voo é estratégica e fundamental para o processo de desenvolvimento e certificação de aeronaves civis e militares e incorpora às suas competências o conhecimento de sistemas e tecnologias embarcadas. No Brasil, teve início nos anos de 1960, no Centro Técnico Aeroespacial, em São José dos Campos e atualmente está associada ao desenvolvimento dos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira e das demais Forças. Nesse sentido, este artigo discute a contribuição dos ensaios em voo para a defesa nacional, sob a perspectiva da Expressão Científica e Tecnológica do Poder Nacional, no contexto da política e da estratégia nacionais de Defesa do Brasil.

Biografia do Autor

Marcelo Zampier Bussmann, Universidade da Força Aérea

Mestrando em Ciências Aeronáuticas. Oficial da Força Aérea Brasileira. Instituto de Pesquisas e
Ensaios em Voo. Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, em São José dos Campos.

Marta Maria Telles

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA). 

Downloads

Publicado

09-11-2022

Edição

Seção

Artigos