AS DUAS DIMENSÕES DO USO MILITAR DO ESPAÇO

a militarização e a armamentização

Autores

  • Webert Leandro Barreto da Silva UNIFA - UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA
  • Ivan Muniz de Mesquita Universidade da Força Aérea (UNIFA)

Palavras-chave:

MILITAR. DEFESA. ESPAÇO

Resumo

O aumento do número de atividades militares espaciais pelos países em uma ordem global representa um agravamento na discussão do que se caracteriza a militarização e o uso de armas no espaço exterior. O uso militar é caracterizado como um multiplicador de força militar, o que difere do caráter armamentista desse cenário espacial. Percorrendo, então, um caminho bibliográfico relegado, por vezes, a um segundo plano, este trabalho busca dar relevo a dois enfoques que precisam ser entendidos em sua forma primária: atividade militar no espaço (propósito militar e não agressivo) é diferente de weaponization (armamento do espaço).

Biografia do Autor

Ivan Muniz de Mesquita, Universidade da Força Aérea (UNIFA)

Autor: Webert Leandro Barreto da Silva. Doutorando em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea (UNIFA). Mestre em Ciências Aeroespaciais pela UNIFA (2019). Atualmente é Oficial Adjunto Jurídico da Força Aérea Brasileira. Tem experiência na área de Direito Militar, Direito Internacional dos Conflitos Armados. É Autor do livro “Drones Armados na Guerra Moderna: existem regras no Brasil?” (webertwlbs@fab.mil.br).

Coautor: Ivan Muniz de Mesquita. Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB - 2000) e Doutorado em Ciências Aeroespaciais pela Universidade da Força Aérea (UNIFA - 2010). Atualmente é Assessor Jurídico da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA) e Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea. (mesquitaim@uol.com.br).

Downloads

Publicado

04-04-2023

Edição

Seção

Artigos