CURRÍCULOS PARA SEGURANÇA E DEFESA

A VISÃO DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

Autores

  • Ricardo Rodrigues Freire Escola Superior de Guerra
  • Maria Verônica Rodrigues da Fonseca

Palavras-chave:

Segurança. Defesa. Educação Militar. Currículos. Escola Superior de Guerra

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a estrutura curricular dos Cursos
Regulares ministrados pela Escola Superior de Guerra do Brasil ao longo dos seus
70 anos de existência. Isso se dá com ênfase no relacionamento entre a organização
de um currículo e a construção de uma mentalidade nacional que contemple áreas
estratégicas vitais para o país, tais como a Segurança, a Defesa e o Desenvolvimento
nacionais. Para tanto, o texto foi alicerçado na metodologia qualitativa e analítica,
a qual tomou por base fontes bibliográficas, hemerográficas e documentais. O
conteúdo do trabalho se desenvolveu pela abordagem de aspectos introdutórios
ao tema, seguindo-se de considerações conceituais sobre a Segurança e a Defesa,
termos julgados fundamentais para embasar as estruturas curriculares dos cursos
ministrados pela Escola. Considera ainda a imbricação de tais termos com o
Desenvolvimento Nacional. Em seguida, são analisados os fundamentos pedagógicos
e os conteúdos disciplinares contidos nas já aludidas estruturas curriculares,
enfatizando-se o uso de metodologias voltadas para a interatividade dos discentes
e o aproveitamento de suas experiências. Em conclusão, são realçados os principais
aspetos abordados ao longo da análise e assinalada a esperança de que as inovações
recentemente implementadas pela Escola lhe permitam prosseguir com vigor em
busca de sua “visão de futuro”.

Publicado

19-10-2021

Edição

Seção

Artigos