INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM MOBILIDADE ESTRATÉGICA E CAPACIDADES DE ANTIACESSO E DE NEGAÇÃO DE ÁREA DA CHINA NOS MARES DA ÁSIA-PACÍFICO NO SÉCULO XXI

Autores

  • Fernanda das Graças Corrêa UNESP

Palavras-chave:

A2/AD, Guerra de Mobilidade, Submarinos, Ásia-Pacífico.

Resumo

Tem-se por objetivo principal neste artigo apresentar inovações tecnológicas em mobilidade estratégica, além de debater o conceito de antiacesso e de negação de área (A2/AD) e elucidar como a China tem buscado desenvolver sua base industrial, programas estratégicos e tecnologias de defesa com foco nas capacidades A2/AD, correlacionando com os principais desafios geopolíticos nos mares da Ásia-Pacífico no século XXI. Por meio de metodologia qualitativa, se faz uso de diversos estudos especializados disponíveis na literatura mundial publicados em relevantes revistas acadêmicas e midiáticas.

Biografia do Autor

Fernanda das Graças Corrêa, UNESP

Pós-doutoranda em Modelagem de Sistemas Complexos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Doutora em Ciência Política na área de concentração Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora no Departamento de Ciência, Tecnologia & Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa.

Downloads

Publicado

09-11-2022

Edição

Seção

Artigos