Notícias

  • Perfil no Google Acadêmico

    07-08-2025

    Prezados Autores,

    Solicitamos que os colegas atualizem seu perfil no Google Acadêmico. Caso não o tenham, criem um perfil no Google Acadêmico para expor suas publicações científicas. Sigam a trilha: acessem o site, façam login usando suas contas do Google e completem as etapas para configurar seus perfis. Vocês deverão inserir detalhes como seu nome, instituição de vínculo e e-mail institucional. Além disso, é possível incluir seus artigos e definir se seu perfil será visível ao público ou mantido privado. Não se esqueçam de incluir os artigos publicados na nossa Revista. É importante ressaltar que para elevar seu fator H, o escritor/articulista deve manter seu perfil em dia no que concerne à sua produção científica.

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial.

    Saiba mais sobre Perfil no Google Acadêmico
  • Caros articulistas, pareceristas e leitores,

    10-12-2024

    Este ano de 2024 se encerra com o sentimento de missão cumprida com o lançamento dos três periódicos publicados na plataforma OJS e com as versões da revista comemorativa dos 75 anos da Escola Superior de Guerra em três versões: Português, Inglês e Espanhol.

    Concluímos mais um ano de produção acadêmica, pesquisa e troca de saberes, em um mundo cada vez mais complexo em função dos acontecimentos que são noticiados em tempo dinâmico. Reiteramos nosso papel de investigação e de olhares múltiplos direcionados em todos os pontos do planeta que, de alguma forma, influenciam a Segurança, a Defesa e as Relações Internacionais. Firmamos nosso compromisso com a escrita como ferramentas para compreender, transformar e construir liames entre diferentes áreas do conhecimento com as quais dialogamos.

    Este ano exigiu muitas leituras e resiliência, mas também foi marcado por conquistas que ampliam a relevância de espaços abertos como esta revista, que patenteia o conhecimento científico e o pensamento crítico. Agradecemos a cada autor, avaliador, e leitor que tornou possível a continuidade deste projeto em andamento.

    O olhar mira 2025, e para o êxito da nossa Revista convidamos a todos que prossigam contribuindo e dialogando conosco. Que 2025 venha cheio de inspiração, de coragem para explorar novas questões e de transmissão e divisão do conhecimento, pois só assim podemos construir um futuro mais justo, igual e inovador.

    Com votos de um ano próspero e produtivo,

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Caros articulistas, pareceristas e leitores,
  • Aos professores e articulistas da Revista da Escola Superior de Guerra

    15-10-2024

    Professor, pesquisador, distribuidor do saber por meio de seus artigos,

    Agradecemos sua colaboração em nosso periódico, sabendo, pois, que além das aulas, é função nossa registrar nossos conhecimentos e espargi-los por nossos pares, função social que ultrapassa os limites de uma aula. Nosso papel de agente transformador concede-nos a missão de promover a cidadania e a reflexão crítica da realidade, fazer com que nossos alunos, cúmplices no processo educacional, sejam capazes de se posicionarem no mundo de forma consciente e autônoma. Trocar conhecimentos abrange a ampliação de horizontes e, ao mesmo tempo, a formação de cidadãos que hão de fazer a diferença em suas casas e comunidades.

     Continuem, portanto, a ser espelho que reflete o respeito à diversidade, à ética e à convivência social. No mundo de telas, de redes sociais, marcado pelo descarte de todos e de tudo, o professor pode transmitir a empatia e a solidariedade, preparando os alunos para serem cidadãos mais justos e comprometidos com o bem-estar coletivo.

    A Equipe Editorial agradece pelos seus escritos germinados no conhecimento e na sensibilidade, sem perder a cientificidade.

    Saiba mais sobre Aos professores e articulistas da Revista da Escola Superior de Guerra
  • Dia Internacional da Mulher 2024

    11-03-2024

    Articulistas, escritoras/escritores, leitores/leitoras,

    A Equipe Editorial da Revista da Escola Superior de Guerra parabeniza todas as mulheres e deseja a elas, e aos homens que reconhecem o seu valor nas lutas diárias – entre casa, filhos de ventre e coração, alunos, livros, afetos –  que continuem lutando e celebrando a diversidade e as conquistas do mundo que, tijolo por tijolo, edificamos no nosso cotidiano.

    Saiba mais sobre Dia Internacional da Mulher 2024
  • Submissão de Artigos Inéditos

    08-03-2024

    A equipe editorial da Revista da Escola Superior de Guerra comunica que estão abertas as submissões de artigos científicos inéditos, para publicação nas edições de números 85 e 86 de nossa Revista, referentes ao primeiro e ao segundo quadrimestre de 2024.

    A Revista, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID), aceita artigos que apresentem ligação ao estudo dos conflitos, à segurança, às tensões políticas globais, às políticas e às estratégias relacionadas com o planejamento da defesa nacional, poder nacional e ciências militares.

    Seria um prazer contar com sua contribuição, proporcionando assim a troca de saberes entre articulistas, Revista e leitores.

    Revista da Escola Superior de Guerra

    Saiba mais sobre Submissão de Artigos Inéditos
  • Atualização da Norma Brasileira (NBR) 10520/2023

    29-02-2024

    Em 19 de julho de 2023 (2. ed.), a NBR 10520 apresentou as seguintes modificações:

    - Ao citar as fontes no texto, dentro de parênteses, não se usa mais caixa alta (maiúsculas).

    •  Exemplo:  “No começo dos anos 30, o carioca Lamartine Babo compôs o foxtrote “Canção para inglês ver”. Nos versos a maioria das palavras apresentava homofonia com o inglês” (Tota, 2000, p. 13).

    - Segundo a NBR 10520/2023, o ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.

    • Exemplo: “Não se mova, faça de conta que está morta” (Clarac; Bonnin, 1985, p. 72).

    - Segundo a NBR 10520/2023, para citações diretas de documentos não paginados, convém que se indique a localização do trecho citado, conforme consta no documento.

    • Exemplo: “[...] a transmissão total compreende todos os direitos de autor, salvo os de natureza moral e os expressamente excluídos por lei [...]” (Brasil, 1998, cap. V, art. 49, inc. I).

    - Antes a NBR 10520/2002 exigia que as citações diretas com mais de três linhas apresentassem um recuo de 4 cm. As atualizações de 2023 permitem que as citações diretas possam ser destacadas com recuo padronizado em todo documento com relação à margem esquerda, podendo ser maior ou menor que 4 cm, desde que diferente do recuo do texto.

         Obs.: a Revista da Escola superior de Guerra mantém as citações diretas com recuo de 4 cm à esquerda.

    - Conforme a NBR 10520/2023, quando se trata de citações com até 3 autores, é permitido que se cite os três; com 4 autores ou mais, pode ser citado o primeiro autor, seguido da expressão et al. (em itálico e com ponto para abreviatura).

    • Exemplo (até 3 autores): “A inconfidência é uma [...] falta de fidelidade para com alguém, particularmente para com o soberano ou o Estado [...]" (Ferreira; Santos; Vieira, 1999, p.2).
    • Exemplo (4 autores ou mais): “Devem ser evitadas a postagem de informações sem validade científica que possam ocasionar decisões erradas pondo em risco quem consome esse tipo de informação” (Bell et al., 2011).Exemplo (

    - Na NBR 10520/2023 houve uma padronização: expressões como: apud, , id., op. cit., passim, loc. cit., Cf., seq. devem estar em itálico, inclusive o et al.

    Saiba mais sobre Atualização da Norma Brasileira (NBR) 10520/2023